A genialidade de Tesla…

Inventor do rádio, da corrente alternada, do controle remoto, da lâmpada fluorescente, do motor de indução, da partida elétrica… Precussor das ideias de aproveitamento das energias solar e geotérmicas… E com uma das ideias mais revolucionárias e contraditórias ainda hoje, a distribuição global de energia elétrica sem cabos. Tesla tinha um lema: A energia pertence a todos nós. Comunicação livre, a todo mundo, em todo lugar.
Segue aí um vídeo com algumas das principais ideias de um cara que foi considerado louco (tá, ele tinha TOC) e que peitou Thomas Edison. No canal do vimeo, da Tesla Scientific Foundation, tem outros.
Já se ligou do quanto a vida contemporânea deve a esse cara?

Publicado em 15/05/2012, em Coisonas e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. None Lula da Silva

    O rádio (transmissão de voz) foi na verdade inventado pelo padre Landel de Moura em 1901 (patenteado) e re-inventado por Marconi décadas depois.

    Curtir

    • Na verdade todo o processo de criação e patente do rádio são discutíveis em questões de datas e conceitos técnicos. Mas apesar de ter feito experimentos públicos entre 1892 e 1893, o primeiro registro de transmissão do Pe.Landell foi em 1899 que ele fez sua primeira transmissão e a patente em 1901.
      Tesla patenteou o sistema de rádio com todos os princípios de transmissão em 1896, mas já há índicios desse sistema desde 1882 junto dos estudos de campos eletromagnéticos e da elaboração do motor de indução.
      O que Marconi patenteou em 1901 foi o sistema de Tesla desenvolvido, que lhe rendeu um Nobel em 1909, daí a fama.
      Nos anos 40 a justiça estadunidense concedeu a patente do rádio a Tesla.
      Há indícios – mais para especulação, na verdade – de que Tesla abandonou o desenvolvimento do rádio por considerá-lo completo e inferior ao seu projeto maior, o da transmissão de eletricidade sem fios.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: