Uma série de comerciais de sabonete dirigidos por Ingmar Bergman?

UNKNOWN_1960s_Ingmar_Bergman_on_couch

Em 1951 a indústria cinematográfica sueca entrou em greve para protestar contra os altos impostos no setor de entretenimento. Bergman, que aos 33 anos já tinha dirigido nove filmes, assinou contrato para fazer uma série de comerciais para “Sabonetes Bris”. Essa curta passagem pela publicidade rendeu uma série de oito comerciais. Reza a lenda que a única imposição feita a Bergman era de inserir no texto algumas frases que garantiam que o sabonete Bris eliminava bactérias.
Considerados os limites de tudo nessa história bizarra, o resultado da empreitada são oito microfilmes cheios de referências. Desde o primeiro, com um plano seqüência explorando os vários níveis do cenário. Animações e encenações no melhor estilo de Georges Melies. Um mini experimento 3D, lanterna mágica… enfim, pequenos passos arriscados de um diretor que pouco vimos pra além do drama. Saca aí que vale… Tá tudo em sueco, mas rola.

Publicado em 22/03/2014, em Cinema, Coisas, História, Vídeo e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. eu eu eu eu ah

    se é publicidade não é arte, me desculpe

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: